ESCREVA PARA O Cosmopolita

A política do

direito internacional;

O direito da política internacional.

O Cosmopolita está sempre aberto ao recebimento de trabalhos para publicação em nosso portal.

 

Nossa intenção é interferir ao mínimo no material recebido para publicação. Contudo, alguns padrões editoriais devem ser seguidos. Nossas diretrizes estão descritas abaixo.

 

Artigos, ensaios, resenhas, críticas ou quaisquer materiais relevantes para publicação no Cosmopolita devem ser encaminhados ao e-mail contato@cosmopolita.org.

Os artigos recebidos serão revisados por nosso corpo editorial, que indicará ao autor ajustes a serem feitos no texto, ou informará a data de publicação do material no Cosmopolita

Objetivos

O Cosmopolita é um portal de conteúdo de direito internacional e política internacionais.Diversos assuntos podem ser explorados em nossos artigos, desde que o objeto central tenha pertinência com nossa temática.

 

Em linhas gerais, o Cosmopolita busca a produção de conteúdo rigoroso e acessível, sobretudo sob as seguintes perspectivas:

  1. Análises de política internacional relacionadas ao direito internacional ou tomadas sob a ótica do Direito Internacional;

  2. Análises do Direito Internacional, seus institutos e elementos frente a temas da política,  economia e da vida em sociedade.

Em nosso projeto, buscamos a popularização e o esclarecimento de quaisquer temas relacionados ao Direito Internacional. Algumas temáticas de maior interesse - em rol absolutamente não taxativo - são apresentadas a seguir:

   1. Teoria do direito internacional e da política internacional;

   2. Direito Internacional dos Direitos Humanos;

   3. Direito Internacional Humanitário;

   4. Abordagens críticas do Direito Internacional;

   5. Direito Penal Internacional;

   6. Relações econômicas internacionais;

   7. Temas contemporâneos das relações internacionais;

   8. Decolonialidade;

   9. Direito internacional ambiental;

   10. Filosofia jurídica e política;

   11. Migração e refúgio;

   12. Diplomacia;

   13. Integração regional;

   14. Segurança internacional;

   15. Cortes internacionais.

 

O Cosmopolita busca atingir pessoas de diferentes localidades, crenças e níveis educacionais. Não serão aceitos artigos de teor intolerante, ofensivo ou ou o uso de linguagem racista, sexista ou discriminatória de qualquer maneira.

 

Um texto, quando pouco claro, pode ser mal compreendido e interpretado, comprometendo a produção como um todo. Procure ser tão claro e didático quanto possível ao submeter seu trabalho para publicação em nosso Portal. Considere que o público alvo dos artigos do Cosmopolita não se restringe a juristas, internacionalistas ou estudiosos das relações internacionais. Entusiastas, estudantes dos mais variados níveis educacionais, jornalistas, pesquisadores e experts também serão leitores de seu artigo. Tenha em mente que a função central do Cosmopolita é a de contribuir para a qualificação do debate público por meio da educação, informação e desmistificação dos temas mais urgentes da política e do Direito internacional.

 

Parâmetros

Não é a intenção do Cosmopolita interferir na escrita e organização/exposição de ideias do autor. Contudo, os artigos recebidos para publicação devem ser escritos de maneira clara, agradável e instigante, capaz de envolver o leitor e provocar-lhe interesse pelo tema abordado. Procure ser sucinto. Evite, quando possível, que seu artigo seja desnecessariamente longo. Algo entre 2.000 e 2.500 palavras/5-6 páginas do Word é o suficiente.

 

A forma de apresentação dos artigos no Cosmopolita deve ser, tanto quanto possível, desprendida de formalismos acadêmicos – o que não implica em menor rigor de conteúdo na análise e na construção do artigo. Exigimos, para a revisão que faremos dos textos recebidos, o apontamento das referências bibliográficas essenciais ao artigo, bem como a indicação da fonte de afirmações e argumentos baseados em dados ou atribuídos a outros autores. Os artigos publicados no Cosmopolita, no entanto, não contarão com notas no corpo do texto.Sempre que possível, ao utilizar argumento de autoridade para exposição de seu argumento, faça uma brevíssima introdução da fonte (ex.: "conforme escrito por Dapo Akande, professor de Direito da universidade de Oxford...").

 

Quando possível, evite o emprego de termos estritamente técnicos e distantes do vocabulário do grande público (como termos em latim). Se, de um lado, não há qualquer necessidade de utilização do termo jus gentium para a designação de “direito internacional”, pacta sunt servanda pode ser um termo necessário à construção de seu argumento. Sempre que possível, busque a desmistificação e a simplificação em sua exposição.

 

Um bom título exprime muito da intenção de seu artigo, o que não significa que você deva fornecer de antemão a resposta ao problema apresentado. Procure criar um título instigante e chamativo, que faça o leitor ter vontade de parar para se questionar e ler o texto. Pense num título do artigo com menos de 140 caracteres.

 

Ao final do texto, aproveite para reunir a bibliografia fundamental utilizada para a elaboração de seu trabalho. Sinta-se livre para oferecer recomendações de conteúdo reunido em qualquer mídia. A bibliografia consultada para a construção de seu artigo deve necessariamente ser informada nos seguintes moldes:

 

SOBRENOME, Nome do autor. Título da Obra. Cidade: Editora, ano de publicação;

SOBRENOME, Nome do autor. Título da Obra. Cidade: Editora, ano de publicação;

Nome do artigo. Disponível em: <link>.

 

Procure citar bibliografia (nacional e estrangeira) de relevância nas matérias de direito internacional, política internacional, relações internacionais, história, sociologia, ciência política e afins.

Call for papers

O Cosmopolita está sempre aberto ao recebimento de artigos, resenhas, críticas e ensaios para publicação. Como um portal dinâmico e não estritamente acadêmico, não realizamos chamadas formais de trabalhos.

Ao enviar seu material para publicação no Cosmopolita, seu trabalho será lido e revisado por nosso corpo editorial. Tão cedo quanto possível, enviaremos comentários sobre o conteúdo apresentado e, quando cabível faremos breves apontamentos para atendimento de nossos critérios editoriais. Uma vez publicado o artigo em nosso Portal, sinta-se à vontade para compartilhá-lo irrestritamente

O objetivo do Cosmopolita é justamente explicar os fatos mais relevantes e urgentes da política internacional a partir da perspectiva do Direito Internacional, em complemento aos veículos de notícias e análises não dispostos ou não postados à abordagem da complexidade de tais temas e perspectivas.

Interessados em fazer parte do quadro de autores colaboradores de nosso projeto deverão enviar seus trabalhos ao e-mail contato@cosmopolita.org.