top of page

ESCREVA PARA O Cosmopolita

A política do

direito internacional;

O direito da política internacional.

O Cosmopolita está sempre aberto ao recebimento de trabalhos para publicação.

 

Artigos, ensaios, resenhas, críticas ou quaisquer materiais relevantes para publicação no Cosmopolita serão recebidos, a qualquer momento, por meio do e-mail contato@cosmopolita.org.

 

Os textos deverão respeitar as diretrizes expostas abaixo.

Objetivos

O Cosmopolita é um portal de direito internacional e política internacionais. Diversos temas nessas áreas podem ser explorados nos textos, desde que o objeto central tenha pertinência com nossa temática e nossos objetivos. Em linhas gerais, o Cosmopolita busca a produção de conteúdo ao mesmo tempo rigoroso e acessível.

 

São de maior interesse para o Cosmopolita, de um lado, análises de política internacional relacionadas ao direito internacional ou tomadas sob a ótica do direito internacional e, de outro, análises do direito internacional, seus institutos e elementos frente a temas da política, economia e da vida em sociedade.

 

Critérios formais

 

Textos enviados para o Cosmopolita devem ter, no máximo, 1.500 palavras. Afinal, garantir acessibilidade significa, em parte, publicar contribuições que possam ser digeridas com facilidade.

 

Excepcionalmente, a depender da complexidade e da importância do assunto, o Cosmopolita aceitará textos com mais de 1.500 palavras. Nesse caso, se possível, buscaremos dividir o texto em mais de uma publicação, de acordo com a divisão sugerida pelos autores.

 

Os textos devem ser enviados em formato .docx (arquivo do Microsoft Word) ao e-mail contato@cosmopolita.org. Devem também estar acompanhados do nome completo e de uma breve descrição, de no máximo 300 caracteres cada, dos autores.

 

Os textos devem contar com uma introdução curta, mas instigante, um desenvolvimento lógico e uma conclusão que responda com clareza ao tópico de análise. Quando pertinente, devem ser divididos em seções com títulos curtos e claros. Esta página é um exemplo: está dividida em “conteúdo”, “critérios formais”, “linguagem” e “revisão editorial”.

Os títulos de textos submetidos ao Cosmopolita devem ter menos de 140 caracteres e ser, na medida do possível, instigantes e chamativos.

 

Os textos publicados não contarão com citações em modo autor-data ou com notas de fim. Referências a fontes externas serão indicadas no copo do texto por meio de hiperlinks que remetem à fonte citada. Os textos devem ser enviados pelos autores com os hiperlinks devidamente inseridos (instruções sobre como fazê-lo podem ser encontradas aqui). Em casos de textos sem versão digital, como livros físicos, pode ser utilizada a página de divulgação ou venda da editora na internet (por exemplo, desse modo).

 

Como exemplo, alguns textos já publicados no Cosmopolita de acordo com esse sistema podem ser encontrados aqui, aqui, aqui e aqui.

 

Os textos também não contarão com uma lista de referências bibliográficas. A critério dos autores, porém, poderão ser acompanhados de uma lista de no máximo cinco indicações para que os leitores possam se aprofundar no estudo do tema em questão.

 

Linguagem

 

O Cosmopolita busca atingir pessoas de diferentes localidades, crenças e níveis educacionais. Não serão aceitos artigos de teor intolerante, ofensivo ou o uso de linguagem racista, sexista ou discriminatória de qualquer maneira.

 

O Cosmopolita considerará favoravelmente textos que aliem profundidade analítica com objetividade, clareza e didatismo, pois nosso público-alvo não se restringe a juristas, internacionalistas ou estudiosos das relações internacionais, mas inclui também entusiastas, estudantes, jornalistas, pesquisadores, experts e o público em geral. Tenha em mente que a função central do Cosmopolita é a de contribuir para a qualificação do debate público por meio da educação, informação e desmistificação da política e do direito internacionais.

 

Textos publicados no Cosmopolita devem ser, portanto, desprendidos de formalismos acadêmicos e evitar, sempre que possível, o emprego de termos estritamente técnicos e distantes do vocabulário do grande público (como termos em latim).

 

Revisão editorial

 

Os textos recebidos serão revisados por nosso corpo editorial, que levará em conta os critérios expostos acima. Sempre que possível, e se necessário, o Cosmopolita buscará indicar aos autores os ajustes a serem feitos no texto e fornecer observações construtivas ao invés de rejeitar submissões sumariamente. O Cosmopolita buscará interferir o mínimo possível na escrita, na organização e na exposição de ideias dos autores.

bottom of page