Sobre O Cosmopolita

A política do

direito internacional;

O direito da política internacional.

 O Cosmopolita é um instituto de pesquisa e produção de conteúdo e análise do Direito Internacional e da Política Internacional, que tem como objetivo contribuir para a qualificação do debate público internacionalista brasileiro e lusófono. Buscamos trazer a acadêmicos, estudantes, jornalistas, formuladores de políticas públicas e interessados na área conteúdo rigorosamente pautado e construído em estilo acessível em língua portuguesa, sempre dispostos a derrubar barreiras que limitam a qualificação e a internacionalização da produção intelectual, midiática e acadêmica brasileira.

 

Em nossa atividade de pesquisa, buscamos no Cosmopolita fornecer subsídio acadêmico baseado em fontes primárias a estudantes, profissionais e pesquisadores, na missão de democratizar o acesso à produção intelectual e jurídica internacional e fomentar a internacionalização da produção acadêmica brasileira e lusófona. 

 


 

Diretores

observatório COSMOPOLITA DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA

ICJ%252520logo_edited_edited_edited.png

Elisa Hartwig

Gabriel Borba

Giulia Romay

Pesquisadora

Advogada, Bacharel em Direito e Pós-graduanda em Direito do Trabalho na Fundação Escola Superior Do Ministério Público (FMP/RS). Integrante do grupo de pesquisa “Sociedade da Informação e Fake Democracy”, vinculado ao Mestrado da FMP/RS. Desenvolve pesquisas nas áreas de Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito Internacional Público, Sistemas Regionais de Proteção dos Direitos Humanos e Migrações.

Pesquisador

Bacharelando em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e estagiário do Departamento de Assuntos Internacionais e Cooperação do MCTI. Atualmente é coordenador de mídia do projeto de extensão Reintegrar, do UNICEUB e desenvolve pesquisa voltada às áreas dos direitos humanos e do direito internacional público. 

Pesquisadora

Advogada e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como pesquisadora e assistente acadêmica do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (NEPEDI) vinculado à UERJ. Desenvolve pesquisas no campo da Regulação Internacional, litigância internacional e Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Lucas Nogueira Nunes

Pesquisador

Advogado formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestre em Direito Internacional Público pela Goethe-Universität Frankfurt am Main. Atualmente é doutorando em Direito Internacional Público também pela Goethe-Universität Frankfurt am Main. Seu campo de pesquisa é voltado para o direito internacional institucional, responsabilidade das organizações internacionais e direitos humanos.   

Mariana Del Piero

Pesquisadora

Mestranda em Direito Internacional Público na Leiden University, nos Países Baixos. Pós-graduanda em Direito Internacional e Direitos Humanos PUC-MG. Bacharel em Direito pela UERJ. Participou do Curso de Inverno em Direito Internacional Público e Privado na The Hague Academy of International Law. Foi aluna ouvinte no mestrado em Direito Internacional na Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne, na França. Seu escopo de pesquisa é voltado ao Direito Internacional dos Direitos Humanos, ao Direito Internacional Humanitário e à jurisprudência da Corte Internacional de Justiça.

Lucas Lixinski Arnhold

Pesquisador

Graduando no curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como colaborador e redator na página Diplonite, onde escreve principalmente sobre América Latina e Ásia.

Marina Novaes

Pesquisadora

Graduanda em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou período de mobilidade acadêmica no Institut d’Études Politiques de Lyon (Sciences Po Lyon). Foi monitora em disciplinas de direito constitucional e direito internacional público. Atualmente, integra grupos de pesquisa voltados para ensino e produção acadêmica em direito internacional no Brasil, com ênfase em abordagens críticas.

Theo Peixoto Scudellari

Pesquisador

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Marília), mestrando em Ciências Sociais na linha de Relações Internacionais e Desenvolvimento na UNESP/Marília, com pesquisa na área de intervenções humanitárias, direito internacional e teorias de Relações Internacionais. Foi membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais (GEO) da UNESP/Marília e, atualmente, faz parte da equipe do Observatório de Análise de Conjuntura da UNESP. 

Victor Tozetto da Veiga

Pesquisador

Mestrando em Direito Internacional no Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra, Suíça. É bacharel em Direito, com habilitação em Teoria do Direito e Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É membro do Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos (NESIDH) da UFPR. Estagiou na Missão de Apoio ao Processo de Paz na Colômbia, da OEA, e na Comissão de Direito Internacional da ONU. Sua pesquisa é voltada, principalmente, à teoria e à história do direito internacional e à regulação internacional do uso da força.

Victoria Sophia de Castro Ribeiro

Pesquisadora

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Cursou período de mobilidade acadêmica na Université Lumière Lyon II, na França, no qual teve a oportunidade de focar os seus estudos na área do Direito Internacional. Sua pesquisa é voltada a assuntos referentes ao Direito Internacional, à Política Internacional e seus desdobramentos no mundo contemporâneo. 

8c62c2791ba517f0a71ad81867685301_edited_

observatório COSMOPOLITA Do sistema interamericano DE direitos humanos

NESIDH-removebg-preview (2).png

O Observatório Cosmopolita do Sistema Interamericano de Direitos Humanos é um projeto desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (NESIDH-UFPR), grupo coordenado pela Prof.ª Dr.ª Melina Girardi Fachin.

Os trabalhos de monitoramento, estudo e pesquisa do Observatório Cosmopolita do Sistema Interamericano de Direitos Humanos são coordenados pela Prof.ª Heloisa Fernandes Câmara, Marina Bonatto e Giovanny Padovam Ferreira. 

Picture4.png

observatório COSMOPOLITA Do tribunal africano de direitos humanos e dos povos

9d22314c-e3b5-458f-8b74-d038c188b5dc_edi

Amanda Amorim da Costa

Ellen Fortunato

Emmanuel M. Sena Brasil

Pesquisadora

Advogada formada pelo Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba). Mestra em Administração Internacional pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e em Direito Internacional e Europeu pela Université Toulouse 1 Capitole, onde direcionou suas pesquisas para a área dos Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito das Organizações Internacionais. Atualmente é estagiária do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Viena.  

Hannah De Gregorio Leão

Pesquisadora

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), cursando domínio adicional em Política Internacional. Estagiária em Empresas e Direitos Humanos. Bolsista do Programa de Educação Tutorial em direito constitucional do Departamento de Direito (PET-JUR) e membro do comitê executivo do Public International Law Litigation Society (PILLS), ambos da PUC-Rio. Sua área de pesquisa é voltada para direitos humanos, especialmente Empresas e Direitos Humanos, direito internacional, direito constitucional e relações internacionais.

Pesquisadora

Graduanda em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Estratégicos da Universidade Federal Fluminense (INEST/UFF). Atua como bolsista no Projeto de Desenvolvimento Acadêmico "Economia Política e Literatura no Pensamento Latino-Americano", capitaneado pela Universidade Federal Fluminense. Membro do Grupo de Pesquisa independente "Covid-19 e as Relações Internacionais", onde é responsável pelas atualizações sobre os países Líbia e Marrocos. Membro do setor de Comunicação no Periódico "O Cosmopolítico" (Relações Internacionais/UFF). Pesquisadora independente da área da Política Internacional, com ênfase no Direito Internacional Público.

Laura Larré da Silva

Pesquisadora

Mestranda em Ciências Jurídico-Políticas, especialidade de Direitos Fundamentais, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Políticas Migratórias e Direitos Humanos da mesma. Sua pesquisa é voltada a assuntos referentes ao Direito Constitucional e aos Direitos Humanos em âmbito nacional e internacional.

Pesquisador

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Bolonha em Direito e Ciência Jurídica, especialidade em Ciências-jurídico internacionais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Direito Internacional Público e Privado pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios - CEDIN. Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Delegado brasileiro no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável na ONU Nova Iorque, Estados Unidos da América; (Youth Brazilian Delegate High-Level Political Forum on Sustainable Development, United Nations).

Thalia Pasetto

Pesquisadora

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde faz parte do Eirenè - "Centro de Pesquisas e Práticas Pós-coloniais e Decoloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional". Trabalha no atendimento a imigrantes e refugiados na cidade de Florianópolis há mais de três anos por meio da Pastoral do Migrante, Defensoria Pública da União e atualmente como voluntária na ONG Círculos de Hospitalidade. Participou de três edições da “moot court” de direito internacional Jessup Competition representando o Brasil como Exhibition Team na etapa internacional do ano de 2018. Sua pesquisa é centrada em migração e práticas decoloniais.

european-court-of-human-rights-european-

observatório COSMOPOLITA DA CORTE EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS

O Observatório Cosmopolita da Corte Europeia de Direitos Humanos é um projeto desenvolvido em parceria com estudantes luso-brasileiros de graduação em Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

João Sallani

Diretor

  • Grey Twitter Ícone
  • Grey LinkedIn Icon

Egresso da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é advogado, mestrando em Direito Internacional pela PUC-SP e pesquisador nas áreas do Direito Internacional Público e do Direito das Relações Internacionais, tendo atuado como pesquisador vinculado a grupos de pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa voltada à teoria do direito internacional aplicada a aspectos da soberania estatal e à jurisprudência da Corte Internacional de Justiça.

Fabrizio Jacobucci

Diretor

  • Grey Twitter Ícone
  • Grey LinkedIn Icon

Professor na Pós-Graduação em Direito e Relações Internacionais da Escola Paulista de Direito. Especialista em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos. Pesquisador do Centro Internacional de Direitos Humanos de São Paulo (CIDHSP/APD) e do GEBRICS/USP. Advogado pro bono no Projeto de Resolução de Conflitos de Migrantes e Refugiados do Instituto Pro Bono. Atualmente é mestrando em Direito das Relações Econômicas Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem pesquisa voltada a migrações, integração regional e responsabilidade internacional dos Estados.

Julia Macedo

Diretora

  • Grey Twitter Ícone
  • Grey LinkedIn Icon

Mestre em Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos pela Geneva Academy of International Humanitarian Law and Human Rights, em Genebra, Suíça. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora vinculada ao Centro para Direito, Globalização e Desenvolvimento da UFRGS. Foi Visitante Profissional da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em San José, Costa Rica. Atualmente trabalha junto à Unidade de Defensores de Direitos Humanos da Anistia Internacional na Cidade do México, e é consultora de direito internacional humanitário da UFRGS IHL Clinic. Seu escopo de pesquisa é voltado, principalmente, às áreas do direito humanitário internacional, direito penal internacional e direitos humanos.