Sobre O Cosmopolita

A política do

direito internacional;

O direito da política internacional.

 O Cosmopolita é um instituto de pesquisa e produção de conteúdo e análise do Direito Internacional e da Política Internacional, que tem como objetivo contribuir para a qualificação do debate público internacionalista brasileiro e lusófono. Buscamos trazer a acadêmicos, estudantes, jornalistas, formuladores de políticas públicas e interessados na área conteúdo rigorosamente pautado e construído em estilo acessível em língua portuguesa, sempre dispostos a derrubar barreiras que limitam a qualificação e a internacionalização da produção intelectual, midiática e acadêmica brasileira.

 


 

Diretores

CosmoJoao1.jpg

João Sallani

Diretor

  • Grey Twitter Ícone
  • Grey LinkedIn Icon

Advogado, graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestrando em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisador nas áreas do Direito Internacional Público e do Direito das Relações Internacionais, tendo atuado como pesquisador vinculado a grupos de pesquisa da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente desenvolve pesquisa voltada à teoria do direito internacional aplicada a aspectos da soberania estatal e à jurisprudência da Corte Internacional de Justiça.

FabrizioCosmo_edited.jpg

Fabrízio Jacobucci

Diretor

  • Grey Twitter Ícone
  • Grey LinkedIn Icon

Especialista em Direito Internacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Bacharel em Direito pelas Centro Universitário de Ourinhos. Pesquisador do Centro Internacional de Direitos Humanos de São Paulo (CIDHSP/APD) e do GEBRICS/USP. Advogado do Projeto de Resolução de Conflitos de Migrantes e Refugiados do Instituto Pro Bono. Atualmente é mestrando em Direito das Relações Econômicas Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Coordenador Regional do Núcleo de Interiorizações (NURIN) de São Paulo do Refúgio 343, organização humanitária dedicada à reinserção socioeconômica de refugiados e migrantes. Tem pesquisa voltada a migrações, integração regional e responsabilidade internacional dos Estados.

JM%20Foto_edited.jpg

Julia Macedo

Diretora

  • Grey Twitter Ícone
  • Grey LinkedIn Icon

Mestre em Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos pela Geneva Academy of International Humanitarian Law and Human Rights, em Genebra, Suíça. É Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisadora vinculada ao Centro para Direito, Globalização e Desenvolvimento da UFRGS. Foi Visitante Profissional da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) em San José, Costa Rica. Atualmente trabalha junto à Unidade de Defensores de Direitos Humanos da Anistia Internacional na Cidade do México, e é consultora de direito internacional humanitário da UFRGS IHL Clinic. Seu escopo de pesquisa é voltado, principalmente, às áreas do direito humanitário internacional, direito penal internacional e direitos humanos.

observatório COSMOPOLITA DA CORTE INTERNACIONAL DE JUSTIÇA

ICJ%252520logo_edited_edited_edited.png
Gabriel Borba Cosmo.jpg

Gabriel Borba

image15_edited.jpg

Giulia Romay

Lucas Nunes Cosmo.jpg

Lucas Nogueira Nunes

Pesquisadora

Bacharelando em direito pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e estagiário do Departamento de Assuntos Internacionais e Cooperação do MCTI. Atualmente é coordenador de mídia do projeto de extensão Reintegrar, do UNICEUB e desenvolve pesquisa voltada às áreas dos direitos humanos e do direito internacional público. 

Pesquisadora

Advogada e Bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como pesquisadora e assistente acadêmica do Centro de Excelência Jean Monnet da FGV Direito Rio. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Direito Internacional (NEPEDI) vinculado à UERJ. Desenvolve pesquisas no campo da Regulação Internacional, litigância internacional e Direito Internacional dos Direitos Humanos.

Pesquisador

Advogado formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e mestre em Direito Internacional Público pela Goethe-Universität Frankfurt am Main. Atualmente é doutorando em Direito Internacional Público também pela Goethe-Universität Frankfurt am Main. Seu campo de pesquisa é voltado para o direito internacional institucional, responsabilidade das organizações internacionais e direitos humanos.   

Victor Tozetto Cosmo.jpg

Victor Tozetto da Veiga

Lucas%20Lixinski%20Cosmo_edited.jpg

Lucas Lixinski Arnhold

Theo%20Cosmo_edited.jpg

Theo Peixoto Scudellari

Pesquisador

Mestrando em Direito Internacional no Graduate Institute of International and Development Studies (IHEID), em Genebra, Suíça. É bacharel em Direito, com habilitação em Teoria do Direito e Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). É membro do Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos (NESIDH) da UFPR. Estagiou na Missão de Apoio ao Processo de Paz na Colômbia, da OEA, e na Comissão de Direito Internacional da ONU. Sua pesquisa é voltada, principalmente, à teoria e à história do direito internacional e à regulação internacional do uso da força.

Pesquisador

Graduando no curso de Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como colaborador e redator na página Diplonite, onde escreve principalmente sobre América Latina e Ásia.

Pesquisador

Graduado em Relações Internacionais pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Marília), mestrando em Ciências Sociais na linha de Relações Internacionais e Desenvolvimento na UNESP/Marília, com pesquisa na área de intervenções humanitárias, direito internacional e teorias de Relações Internacionais. Foi membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Organizações Internacionais (GEO) da UNESP/Marília e, atualmente, faz parte da equipe do Observatório de Análise de Conjuntura da UNESP. 

8c62c2791ba517f0a71ad81867685301_edited_

observatório COSMOPOLITA Do sistema interamericano DE direitos humanos

NESIDH-removebg-preview (2).png

O Observatório Cosmopolita do Sistema Interamericano de Direitos Humanos é um projeto desenvolvido em parceria com o Núcleo de Estudos em Sistemas de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (NESIDH-UFPR), grupo coordenado pela Prof.ª Dr.ª Melina Girardi Fachin.

Os trabalhos de monitoramento, estudo e pesquisa do Observatório Cosmopolita do Sistema Interamericano de Direitos Humanos são coordenados pela Prof.ª Heloisa Fernandes Câmara, Marina Bonatto e Giovanny Padovam Ferreira. 

Picture4.png

observatório COSMOPOLITA Do tribunal africano de direitos humanos e dos povos

Amanda%20Amorim%20da%20Costa_edited.jpg
7179ecee-d62a-4956-8d81-cba04dac39e8_edi
77296407_1757049937763503_31041437701578

Amanda Amorim da Costa

Emmanuel M. Sena Brasil

Hannah De Gregorio Leão

Pesquisadora

Pesquisadora

Advogada formada pelo Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba). Mestra em Administração Internacional pela Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne e em Direito Internacional e Europeu pela Université Toulouse 1 Capitole, onde direcionou suas pesquisas para a área dos Direitos Humanos, Direito Humanitário e Direito das Organizações Internacionais. Atualmente é estagiária do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), em Viena.  

Pesquisador

Mestrando no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Bolonha em Direito e Ciência Jurídica, especialidade em Ciências-jurídico internacionais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Direito Internacional Público e Privado pelo Centro de Estudos em Direito e Negócios - CEDIN. Pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Delegado brasileiro no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável na ONU Nova Iorque, Estados Unidos da América; (Youth Brazilian Delegate High-Level Political Forum on Sustainable Development, United Nations).

Graduanda em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), cursando domínio adicional em Política Internacional. Membro do comitê executivo do Public International Law Litigation Society (PILLS) e bolsista do Programa de Educação Tutorial do Departamento de Direito (PET-JUR), ambos da PUC-Rio. Sua área de pesquisa é voltada para direito internacional público, direitos humanos, especialmente Empresas e Direitos Humanos, e teoria e história do direito internacional.

WhatsApp%20Image%202020-10-01%20at%2016.

Laura Larré da Silva

93c584e2-6937-4fc1-8945-e6e68459ee97_edi

Thalia Pasetto

Pesquisadora

Mestranda em Ciências Jurídico-Políticas, especialidade de Direitos Fundamentais, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Católica de Pelotas. Membro do Grupo de Ensino e Pesquisa em Políticas Migratórias e Direitos Humanos da mesma. Sua pesquisa é voltada a assuntos referentes ao Direito Constitucional e aos Direitos Humanos em âmbito nacional e internacional.

Pesquisadora

Graduanda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde faz parte do Eirenè - "Centro de Pesquisas e Práticas Pós-coloniais e Decoloniais aplicadas às Relações Internacionais e ao Direito Internacional". Trabalha no atendimento a imigrantes e refugiados na cidade de Florianópolis há mais de três anos por meio da Pastoral do Migrante, Defensoria Pública da União e atualmente como voluntária na ONG Círculos de Hospitalidade. Participou de três edições da “moot court” de direito internacional Jessup Competition representando o Brasil como Exhibition Team na etapa internacional do ano de 2018. Sua pesquisa é centrada em migração e práticas decoloniais.

european-court-of-human-rights-european-

observatório COSMOPOLITA DA CORTE EUROPEIA DE DIREITOS HUMANOS

507px-ULisboa_logo.svg.png

O Observatório Cosmopolita da Corte Europeia de Direitos Humanos é um projeto desenvolvido em parceria com estudantes luso-brasileiros de graduação em Relações Internacionais do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.